A ilha de Boipeba localiza-se no município de Cairu, no litoral do estado brasileiro da Bahia. É vizinha à ilha de Tinharé, onde está situado Morro de São Paulo e com a qual compõe o Arquipélago de Cairu, constituindo-se num apreciado ponto turístico da Bahia.

Foi eleita a ilha mais bonita da América do Sul, e a segunda deste hemisfério, atrás apenas da Ilha de Páscoa, no Chile.

Em virtude do patrimônio natural, a região foi reconhecida pela UNESCO como Reserva da Biosfera e Patrimônio da Humanidade e a ilha está integrada à Área de Preservação Ambiental das Ilhas de Tinharé e Boipeba.

O nome de Boipeba se originou da palavra tupy – m’boi pewa – que quer dizer cobra chata, em referência a tartaruga marinha.

Fundada no século XVI,a vila de Boipeba, chamada “Velha Boipeba”, também apresenta arruamentos com mais de três séculos de existência.

A ilha possui várias praias: Praia da Boca da Barra, Praia de Tassimirim, Praia da Cueira, Praia de Moreré, Praia de Bainema, Praia da Cova da Onça, Praia da Ponta dos Castelhanos ou Catu. 

Têm uma grande variedade de corais, algas, peixes, moluscos, ouriços, estrelas e outros. Além disso, pode-se constatar a existência de tartarugas marinhas na região, as quais desovam em diversas praias da ilha. O mar tranquilo convida para nadar, mergulhar e fazer passeios. Tem várias praias de areia clara com plantações de coqueiros que permitem desfrutar as belezas da ilha na sombra de palmeiras.
porções de areia – muitas delas desertas – fazendo caminhadas à beira-mar, por dentro de fazendas de coqueiros, percorrendo manguezais ou em passeios de lancha e barco pela ilha. Quando estiver nas praias, aproveite para mergulhar nas piscinas naturais que se formam na maré baixa, praticar snorkeling e, claro, experimentar alguns dos frutos do mar fresquinhos vendidos nas barquinhas que servem de apoio para os turistas.

Vale também investir em passeios de caiaque ou canoa pelos manguezais que cercam grande parte de Boipeba e oferecem diferentes paisagens. Ao final da tarde, depois dos passeios, não deixe de ver o pôr do sol à beira do Rio do Inferno, na Praia da Boca da Barra. E quando a noite chegar, percorra as ruas de Velha Boipeba em busca de um delicioso prato para recuperar a energia do dia de praia. Para fechar a noite, sente-se nas mesinhas da Praça Santo Antônio e faça um brinde a Boipeba com um belo drink no cacau.

>